Fora ser um bom amigo, o mais esperado do pet canino é que seja um fiel cão de guarda avisando qualquer anormalidade com seus latidos, e mesmo que seja uma visita extremamente conhecida, que ele continue com este trabalho de total responsabilidade.

Latir, rosnar, correr de um lado para o outro demonstrando não estar satisfeito com a distância de um ou mais indivíduos no perímetro chamado lar, é o que o cão faz, e se pudesse, diria: estou apenas tentando proteger e manter possíveis indigentes fora da casa e do meu quintal.

Se você ao menos passar, ou pior, parar em frente a uma casa com um cão de guarda próximo ao portão, vai presenciar uma cena não muito agradável e que até causaria medo: fortes latidos, dentes à mostra, um animal pronto a te atacar abruptamente com intenção de ferir qualquer parte do seu corpo que abocanhe.

Os donos devem estar prontos para ordenar que seus cães parem, e também para tomar um cuidado maior se estiverem em locais abertos como praças e parques, até porque, apenas eles terão poder sobre o animal, o que não é uma certeza porque enquanto o cão notar uma resistência no seu oponente, continuará tentando pará-lo.

Exceto assaltantes, assassinos, e ladrões, ficaria muito feliz que você nunca sofresse o ataque de um cão de guarda inconsciente e insano, o que faria um estrago, e como sabemos que eles geralmente agem por impulso, querendo ou não, você seria extremamente agredido e constrangido.

Infelizmente, podem ocorrer instantes como estes que aquecem sobremaneira a temperatura do sangue deixando-o a ponto de uma explosão, e como este inconsequente pedregulho não sabe o que é manter a calma e a cordialidade, tomará ação repentinamente impensada contra você, no entanto, se estiver do lado de fora do portão: fique calado, deixe o cachorro latir!

Por outro lado, os responsáveis pelo cão devem tomar atitudes para que ao menos traga uma severa reflexão ao pet, ou melhor, que contribua para que não ocorra mais nenhum tipo de assédio por parte dele, o que não será fácil e de imediato, pois alguns hábitos estão impregnados sendo quase impossíveis de serem subtraídos, mas que pelo menos demonstrará uma posição adequada para quem sofreu o mal-estar, mesmo que não elimine o ocorrido.

Como o cachorro não tem noção do que é baixar o nível, digo novamente: deixe o cachorro latir! Não se rebaixe se colocando na mesma altura que o animal, pois para isso você teria que se colocar de quatro.

Por fim, o animal que late está apenas fazendo o que é esperado dele, já o ser humano, não!

[OAOJ]