Fui questionando por meu primogênito de quase quatros anos com o tema apresentado.

Gostaria de poder visualizar e te mostrar o percurso que o leitor dos meus pensamentos fez até encontrar vestígios de como seria preparar um pão!

Por um instante me desliguei de tudo e realizei uma extrema pesquisa sobre o assunto, na tentativa de encontrar conhecimentos sóbrios e concretos do que seria fazer pão.

Cheguei ao entendimento de que nunca havia feito pão, mas por recordar ter produzido bolos, tortas salgadas, e outros nesse segmento, imaginei que não seria muito diferente.

Enquanto realizava a varredura em minha mente, já ia montando a resposta que daria ao meu filho, mais ou menos assim:

1 – É preciso farinha, ovos, fermento, água, sal.
2 – Colocar os ingredientes em uma vasilha e mexer até que fique tudo bem misturado.
3 – Distribuir a massa em fôrmas próprias para fazer pão.
4 – Deixar a massa descansar por alguns minutos.
5 – Depois que o forno estiver bem quentinho, devemos colocar as fôrmas no forno e esperar até que os pães estejam assados.

No momento em que iria dar início a minha explanação, ele disse:
– Papai, a mamãe sabe fazer! Ela tira o pão do saquinho, coloca queijo, presunto e depois esquenta na sanduicheira.
– Sim, sei fazer! Kkkk… Foi o que respondi.

Antes da pergunta imaginei algo totalmente diferente, difícil, trabalhoso e até complicado, pois ultimamente não tenho tido muita intimidade com culinária, mas logo após ele explicar exatamente o que queria, fui mostrar minha formidável habilidade em fazer pão. Rsss.

Foi um momento bastante divertido e me fez refletir que mesmo meu filho não sabendo, eu poderia ter produzido o pão com uma receita e os certos ingredientes, quer dizer, possuo uma capacidade desconhecida por ele, pois naquele momento ele queria apenas o pão para saciar um desejo básico, fome.

O melhor de tudo foi perceber que isso acontece comigo em relação ao nosso Pai celestial! Ao me colocar em oração O exalto; agradeço por minha família, pelo meu trabalho, pela saúde, pela presença dEle em nossas vidas, por meus amigos, colegas, conhecidos, e por tantos outros benefícios; intercedo por quem precisa e que me vêm à mente, por nossa igreja; e se fosse orar por tudo que é realmente necessário dificilmente teria um fim. Também faço pedidos principalmente relacionados a necessidades pessoais e familiares.

Visualizei a semelhança no ponto em que faço pedidos, quer dizer, peço exatamente o que preciso conforme minha necessidade, sem atentar para a extraordinária e perfeita capacidade do Senhor em saber o que realmente é bom para mim.

Ele sabe o que é melhor, pois conhece o próximo segundo! Sendo assim, o certo é pedir, mas deixando claro que faça conforme a maravilhosa, perfeita e agradável vontade dEle.

É importante lembrar que não precisa perguntar: “- Pai, sabe fazer pão?”. Isso é totalmente desnecessário, pois Ele sabe e pode realizar todas as coisas, óbvio, que satisfaça tanto Sua onisciência, como também, Sua onipotência. Isso quer dizer que uma não pode se opor ou estar em dissonância com a outra.

Entenda o que seria satisfazer estes dois magníficos atributos:
1 – Ele pode fazer porque é Todo poderoso, e se não fizer é porque não teria poder suficiente. (Afirmação incompleta! Incoerente!)
2 – Ele pode fazer porque tem todo conhecimento, e se não fizer é porque não tem conhecimento o bastante para realizar. (Afirmação incompleta! Incoerente!)
3 – Ele pode fazer porque é Todo poderoso, mas por saber de todas as coisas pode ou não concretizar seu pedido, pois Ele sabe rigorosamente o que é melhor para você! (Afirmação adequada! Coerente!)

E por mais que estejamos preparados para pedir algo a Ele, as palavras do Apóstolo Paulo vão gritar em nossa consciência: “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera. A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.” Efésios 3.20-21.

Deus te abençoe em tudo!

[OAOJ]
[www.odairjunior.com.br]