(1 Coríntios 7.1-2,6-9)

Aceitar a Jesus como Senhor e Salvador é a decisão mais importante que alguém poder tomar na vida, já a segunda, é decidir com quem se casar.

Simples exemplo: Se alguém tem o desejo de abrir uma empresa e precisa de um sócio, dificilmente convidaria a primeira pessoa que encontrasse na rua para fazer parte desse projeto. Para se abrir uma empresa é necessário conhecer o sócio o máximo possível, e ainda assim não saberia tudo em relação a pessoa por não ter uma intimidade tão intensa, imagine então um casamento! É preciso conhecer para assim estarem diante de um juiz e assinarem o “contrato”: “até que a morte nos separe”.

Não existe uma receita de bolo, pois em relação ao ser humano, tudo pode acontecer! Hoje está tudo bem, amanhã, tudo desmoronando. Contudo, segue alguns pontos que poderão contribuir para se ter um bom relacionamento:

1 – Nível espiritual: Qual é a compatibilidade espiritual entre vocês? Existe alguma? Antes de ir ao primeiro encontro é importante saber o quanto esta pessoa, não só conhece Jesus por ouvir, mais de com Ele andar. Se a pessoa tem um convívio diário com Deus de alguma forma isso estará visível e será lindo de ver. Não existe possibilidade de a luz conviver com a escuridão, então é importante saber de que lado a pessoa está. (2 Coríntios 6.14-15)

2 – Benção dos pais: O consentimento dos pais é extremamente importante, pois eles têm uma visão bem melhor de você e como poderá se dar seu casamento com a determinada pessoa, com isso, você precisa da benção deles, do sim deles, do amém deles. Deus ama um coração obediente, mas se alguém se rebela contra a autoridade dEle, estará se rebelando contra Ele. Da mesma forma se alguém se rebelar contra a autoridade dos pais. (Provérbios 21.1, Efésios 6.1)

3 – Ouça a voz do Senhor: Assim como um pai diz o que é melhor ao filho, se você prestar atenção o Pai celestial falará com você através do Espírito Santo em diversos momentos, com isso, você pode e precisa ouvir a voz do Senhor. Peça a Ele para se comunicar com você e Ele fará isso claramente, direcionando seu coração a tomar a melhor decisão. Obedecer ao Senhor é o melhor que podemos fazer! (1 Samuel 15.22)

4 – Estado civil anterior: Isto quer dizer que você precisa refletir sobre o estado civil anterior desta pessoa. É controverso se casar com alguém que já se divorciou, pois o que levou esta pessoa a tomar esta decisão pode ocorrer novamente, claro, exitem exceções. É conveniente e saudável acreditar que quando um homem toma a mão de uma mulher em casamento, eles devem viver juntos pelo resto de suas vidas. (Mateus 5.31-32)

5 – Checklist: Não case com alguém baseado no carro (bens materiais); na forma (curvas, músculos); no semblante (formosura, meigo), pois estes atributos visíveis podem ser facilmente subtraídos por inúmeras questões do dia-a-dia. Case baseado na compatibilidade que existem entre vocês; no caráter demonstrado nos pequenos posicionamentos; no preparo (habilidade para entrar em um relacionamento “até que a morte os separe”); na comunicação mútua; nos filhos (não em quantos têm, mas quantos quer ter); na capacidade de gerenciar finanças; na temperança, domínio próprio (se te respeita, sobretudo, fisicamente); na higiene geral; na capacidade de cozinhar; e principalmente como trata os pais e familiares.

6 – Mais importante: Existem três atributos que não podem estar ausentes na natureza da pessoa que você deseja se casar, para assim ter uma casa bem edificada e seus compartimentos cheios de bens valorosos. Eles são: Conhecimento [tê-lo é essencial, e sem ele sofremos várias consequências desagradáveis. Em todo momento ele pode ser adquirido e o próprio Jesus fala sobre isso: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. (2 Pedro 1.5-8, Oséias 4.6)]; Entendimento [o entendimento é algo mais profundo que o conhecimento, pois podemos conhecer algo, mas podemos não o entender, quer dizer, não saber como utilizar este tal conhecimento. (Lucas 24.44-47)]; Sabedoria [sabedoria é algo que vêm apenas de Deus. Somente Ele pode dar ou conceder a alguém. Independe da idade, do status social, da inteligência. Depende unicamente de um coração voltado a Ele. (Provérbios 2.6, Tiago 1.5, Provérbios 8)]. (Provérbios 24.3-4)