Ao se deparar com uma profunda e aflitiva dor, a questão que surge é: Como materializar cura a isso?

Como eu, você poderia lembrar visivelmente quase em realidade, diversas vezes em que foi profundamente ferido, envergonhado, excluído, ultrajado por alguém e até por pessoas muito próximas. Recordo claramente de como meus pensamentos tornaram-se turvos, e o que mais ficou latente foi o desejo de que aquela pessoa pudesse compreender a dor que estava me causando, oferecendo, quem sabe, um genuíno pedido de desculpas, ou se comprometer a nunca agir dessa forma comigo e com mais ninguém.

Tenho aprendido que todos servimos para um propósito tendo algo a transmitir e ensinar, com isso, alguns vão te ensinar como ser educado, gentil, honesto, comprometido, grato, humilde, amoroso, compreensivo, verdadeiro, já outros, te mostrarão grosseria, estupidez, ignorância, falta de educação, brutalidade, falsidade, mentira, exatamente o que não quer ser.

Quando se encontrar com alguém que fira seus sentimentos, não se incline a este sofrimento, ao invés disso, reflita: O que ocorreu para que esta pessoa me tratasse assim? Foram minhas palavras? Meus gestos? Seria algo que ela estivesse vivendo e quisesse descontar em algo ou alguém? Talvez ela esteja passando por um extremo estresse? Eu realmente merecia?
Após refletir, faça uma promessa a si mesmo de nunca tratar ninguém da mesma maneira que foi tratado, desta forma se tornará uma pessoa melhor, compassiva, bondosa.

Quando se encontrar com alguém que te cause alegria, medite arduamente a esses sentimentos, questionando: O que fiz para que me tratasse tão bem? Foram minhas palavras? Meus gestos? Terá esta pessoa tido um contentamento causando este tipo de ação? Eu realmente merecia?
Após refletir, faça uma promessa a si mesmo de que vai agir assim com os outros, pois isso te tornará uma pessoa mais gentil, benéfica, humanamente mais bonita.

Existem pessoas que corrigirão hábitos, não agindo como antes, mas tendo um novo procedimento. Também encontraremos aqueles que, mesmo sabendo do mau que causam, infelizmente vão continuar sendo o exemplo que devemos desprezar, apesar disso, quando você meditar nesse ato como um aprendizado, seja qual for, você estará alcançando e adquirindo algo empoderador e libertador.

Uma boa ideia é fazer uma lista de comprometimento pessoal em que, sempre que um “professor” te ensinar algo de forma dolorosa, esse ensino irá para a lista do que “não fazer com os outros”.

Seguem pequenos exemplos:

* Honestidade e verdade em primeiro lugar.
* Perguntarei como alguém está, e vou escutar e ouvir.
* Chegarei no horário combinado.
* Se alguém perguntar onde estou, não vou dizer dobrando a esquina, se ainda estiver em casa.
* Vou apoiar os projetos e sonhos de outras pessoas com bons conselhos, mesmo que sejam praticamente impossíveis de se tornarem realidade.
* Não vou julgar pela aparência da pessoa.
* Darei minha total atenção quando alguém estiver falando comigo.
* Não vou vender meu carro dizendo que está tudo bem, se o motor estiver ruim.
* Não vou desprezar outras pessoas se eu estiver em um cargo ou posição hierárquica mais alta.
* Se eu pegar emprestado, vou pagar cada moeda, e enquanto não quitar, vou dar satisfação.
* Se algo quebrar ou estragar em minhas mãos, vou dizer que fui eu.
* Quando não for capaz de realizar alguma tarefa, pedirei desculpas e direi que preciso aprender antes de fazer.
* Ao receber um valor maior no meu troco, devolverei o que não me pertence.
* Se alguém me pedir uma moeda, darei a que eu tiver, ao invés de dizer: não tenho!
* Cederei meu lugar a qualquer mulher, idoso, gestante, criança, ou alguém com deficiência.

Faça sua lista em ser alguém melhor a cada dia! Você sabe, melhor que ninguém, o que precisa para isso!

[OAOJ]