O que seria do sorvete sem o paladar?!
Continuaria congelado em enclausurado recinto fechado, desejando ser saboreado e estimado por seja qual for o paladar!
Feito para o específico propósito de agraciar todo o corpo através do resfriamento recebido pelo palato, singularmente em períodos de calor ou estação de altas temperaturas.
Não relute em prover o alimento a alguém, seja ele espiritual ou material!
Não relute em alimentar a alma ou o espírito de alguém com palavras esperançosas que dão vida!
Não relute em alimentar o estomago que sente a pior dor física que alguém possa sentir na terra, a fome!

O que seria de um vulcão sem uma erupção?!
Continuaria adormecido com todo seu magma, gases e partículas quentes em absoluto segredo, sem demonstrar a superfície e atmosfera toda a sua força em ejetar altas quantidades de poeira, aerossóis, lava em altas temperaturas! É impossível prever, com certeza, o exato momento em que um vulcão entrará em erupção, mas quando ocorrer, ele estará totalmente preparado e abertamente eclodirá sua extrema energia natural!
Não lute contra sua explosão natural, apenas aplique considerável canalização a pontos positivos e benéficos!

O que seria da onda sem o vento?!
Continuaria desconhecida, inexistente, desaproveitando a massagem e fricção provocada pelo vaivém em suas partículas superficiais ao receber o atrito do vento.
Não importando a direção do seu elemento motor, é transferido energia para o entorpecido oceano provocando assim pressão e flutuação pela velocidade do vento próximo à interface ar-mar.
É extraordinário presenciar ondas sendo despontadas na imensidão do oceano, erigidas em estruturas puras quase perfeitas, enunciando: estou aqui, podem apreciar minha graciosa exuberância!
Não lute contra expor suas ideias indulgentes, elas poderão contribuir com várias outras pessoas e sem dúvida será lindo de se ver!

O que seria do Sol sem o dia?!
Continuaria alheio, sem aquecer olhos fechados em sua direção, e mesmo brilhando, iluminando milhares de quilômetros a perder de vista sendo a estrela central do Sistema Solar, não prestaria seu generoso oficio em ser o indispensável fornecedor de manutenção da vida e principal provedor de energia a Terra.
Ele desponta, e é em seu raiar que o dia tem início.
Não lute contra seu brilho próprio, ele dissipará qualquer tipo de escuridão e trevas. Brilhar significa aparecer a quem quer que esteja ao seu redor, todavia, não brilhe para ofuscar ninguém, mas para emitir célere benefícios.

O que seria da Lua sem a noite?!
Continuaria secreta aos mais diversos olhares extasiados por deslumbrante manifesto, e mesmo não sendo potente gerador de energia, não iluminaria noites afim de ser o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar.
Suas fases não seriam apreciadas, desde a nova, passando pela crescente e cheia, até a minguante, e principalmente o eclipse solar.
Não lute contra seus talentos inaparentes! Muito do que produzimos não gera aplausos, fogos de artifícios, medalhas, troféus, mas com certeza alguém estará usufruindo de um mínimo ou do total resultado gerado por seus esforços.

O que seria da praia sem a areia?!
Continuaria inabitada, sem pegadas, sem castelos de areia, sem desenhos românticos em sua face, e essencialmente, sem partículas soltas de mineral ou rocha na forma de areia, cascalho, seixo ou calhaus ao longo de sua margem ou costa em corpo de água.
Não seria zona turística em qualquer dia do ano!
Não seria local de diversão recreativa!
Não seria eleita para atividades relacionadas a banhos de mar e sol, ou surf, ou natação, pois teria acesso dificultoso, e alto risco de acidentes no ingresso ao mar.
Não relute em ser base para os passos de alguém! Se necessário, seja uma rocha em sustentação ao próximo! Sorrisos surgirão! E mesmo que agradecimentos não alvoreçam, tenha certeza do bem realizado, e que a semente plantada, de alguma forma renderá frutos!

O que seria do balão sem o ar?!
Continuaria murcho, mirrado, ressequido, armazenado em um saco fechado numa prateleira ou em uma gaveta, sem olhinhos de crianças desejando tocá-lo e jogá-lo para o alto!
Aguardaria irresoluto por algo ou alguém que o pudesse encher para alegrar e transformar ambientes em festa.
Não relute contra qualquer que sejam as palavras direcionadas a você! Haja normalmente ouvindo e mantendo os batimentos cardíacos em ritmo aceitável!
Por vezes poderá ser angustiado por vocábulos e expressões inadequadas, sendo assim, reflita sobre quem e o que foi dito! Também poderá ser coberto por primorosa brisa de agradáveis e honrosas palavras. Medite e continue sua caminhada, pois a próxima vez que ocorrerá não estará distante!
Não lute contra seu chamado, contra seu talento! Você foi magistralmente moldado para algo lindo!

O que seria da voz sem a audição?!
Continuaria inaudível, em perpétuo silêncio não sendo perceptível e propagada a distintos receptores!
A comunicação ficaria extremamente limitada!
O canto dos pássaros em afáveis melodias, perduraria por não ecoar a singular ou repleta plateia!
Não lute contra emitir sua voz! É conveniente que seja para agradar, mas se oportuno, use um bom martelo, quer dizer, as medidas e certas palavras, e bata com precisão para que os pregos sejam bem fixados, não podendo sair, constituindo salutar efeito!

O que seria da paisagem sem a visão?!
Continuaria com a relação entre o visual e o imediatamente não percebido, e nem a paisagem natural, muito menos a humanizada estaria distante de ser um conceito utilizado nas artes, ciência, geografia, ecologia, arquitetura paisagista.
A fascinação em êxtase pela interação entre o expectador e a porção visível do espaço abordado, não teria qualquer tipo de nexo.
Não relute em ser o apropriado visual para alguém! Seja o melhor exemplo visual que poder!
Deixe-se ser conhecido em suas aparentes e valiosas ações!
Abra o coração e desfaça qualquer tipo de feriada ou culpa em nada, sendo recomposto pela honestidade e verdade!

O que seria do toque sem o tato?!
Continuaria inalterado, não percebendo texturas, ou localização espacial de corpos, ou percepção de temperaturas ou dor.
As mais maravilhosas sensações de bem-estar permaneceriam ilusórias!
Os breves contatos físicos suficientes para alterar toda uma história, sobreviveriam no eterno jamais!
Não relute em ter contato físico com pessoas ou seres vivos, claro, que não causem moléstias, e neste caso, essencialmente com pessoas.
Hoje poderá estar oferecendo a mão amiga ou o abraço que alguém tanto precisava! Amanhã talvez seja você a carecer deste exato contato.

O que seria do perfume sem o olfato?!
Continuaria imperceptível em sua mistura de óleos, álcool e agua, sem proporcionar aprazível e duradouras fragrâncias em diversos aromas.
Sua força em concentrações de matérias-primas nunca seriam medidas, mesmo com os melhores ingredientes voláteis dissolvidos em álcool se espalhando no ar em temperatura normal, estariam condenados ao fracasso, pois o mecanismo que o experimenta subsistiria no irreal.
Não lute contra o perfume que você exala! Deixe que ele comova e transforme climas fétidos em aromatizada atmosfera!

O que seria do amanhã sem o hoje?!
Continuaria sendo consecutivamente hoje ou quem sabe, ontem.
No tempo que se segue ao desconhecido, existe desespero para alguns, já para outros, esperança, contudo, o melhor é crer que amanhã será sempre melhor que hoje!
Ele incansavelmente aguarda pelo último segundo de hoje para existir, mas logo acaba, pois o amanhã já é hoje, o que nunca chegará!
Não lute contra o tempo! É necessário conviver com ele mesmo discordando de momentos desagradáveis!
Plante hoje para que, não amanhã, mas daqui a pouco, colha frutos!

O que seria da nuvem sem o céu?!
Continuaria insólita, talvez imaginada, mas nunca antes vista, quase parada em suave e imperceptível movimento por não ter sua formação ou conjunto de partículas de gelo ou água em seu estado líquido, ou ainda, em ambos ao mesmo tempo.
Não seria observada em momentos de distração entre pais e filhos, significando formatos diversos dentre: animais, balões, frutas, objetos, caretas, etc.
Não se mostraria tão bela em ponto de orvalho junto a lindas paisagens.
Não lute em permanecer na vida das pessoas, e mesmo que não pareça fazer diferença nenhuma, regue cada uma delas com serenas formas de carinho, atenção, e amor.
Nuvens são levadas para longe, e quem sabe estas pessoas ou você seja conduzido para outro momento ou lugar, e já não terá oportunidade de falar ou agir como deveria, então, aja enquanto sobrevoa este instante.

O que seria do filho sem seus pais?!
Continuaria no intento do casal que almeja gerar um descendente para chamar de filho, e nem chegando a ser informe, gritaria ao coração de seus pais: – Deixe-me colocar um sorriso no rosto dos senhores!
Histórias paternas não seriam vivenciadas, e muito menos contadas!
Primeiros passos estariam longe de ocorrerem!
O chamado mamãe e papai estaria imortalizado na inexistência!
Não lute contra sua vida, você recebeu a excelente oportunidade de viver!
Viva belas histórias, sendo que para concluir algumas, sempre existem desertos, e que isso seja apenas o passo para que você destroce um leão ao final dia!
Seja o melhor filho ou filha, irmão ou irmã, pai ou mãe, o melhor familiar, o melhor amigo ou amiga!
Seja o melhor ser humano que puder!

O que seria do trabalhador sem seu salário?!
Continuaria escravo, servo, proletário, sem um contrato que lhe condicionasse uma percepção, baseado em leis, ao digno salário por seus feitos.
O fruto de seu trabalho seria do seu senhor. Uma simples criatura propriedade ou produto de alguém.
Seu preço seria definido conforme suas condições físicas, habilidades profissionais, idade, procedência, destino.
Contaria os segundos para sua vida ter fim!
Gemeria todas as noites por liberdade!
Não lute contra seu trabalho ou emprego!
Não relute por sua posição em seu departamento!
Tenha um coração agradecido por poder trabalhar e receber seu suado salário!
Muitos gostariam de estar exatamente onde você está!
Faça o melhor naquilo que foi contratado para fazer, com isso, mostrará o profissional que é e com certeza fará seus pés subirem inúmeros degraus!

O que seria da lágrima sem os olhos?!
Continuaria inutilizável, armazenada na bolsa lacrimal, sem no mínimo ser razão de um simples fingimento, e mesmo agindo como lubrificante composto por água, sais minerais, proteínas e gordura, não rolariam ao serem produzidas pela glândula lacrimal, demonstrando dor ou regozijo, angustia ou júbilo, dentre outras, manifestando sentimentos mais secretos e escondidos que explodem em forma de evidentes fluídos!
Não lute em esconder lágrimas! Elas desafogarão coração submerso em mar bravio, turvo!
Se necessário, chore, e mesmo que ninguém saiba ou veja, existe uma força maior que identifica e estará olhando para e por você!
Se de alguma forma identificar lágrimas no rosto de alguém, e se tiver receptividade ou intimidade para se aproximar, empreste seu ombro em forte abraço de socorro!

O que seria do livro sem o leitor?!
Continuaria lacrado, envolto em simples plástico ou em correntes invisíveis, sem ser aberto, foliado, observado, meditado, sendo um incógnito aos que para sua capa olhassem.
Persistiria involuntariamente no intocável, sendo utilizado, quem sabe, para segurar folhas de serem espalhadas pelo vento, ou estabilizar uma mesa fora do prumo, ou ainda, para que alguém se demonstrasse intelectual por apenas segura-lo em suas mãos.
Triste existência em não poder compartilhar sua matéria prima, seu composto, suas ideias, seus baús com pedras preciosas e moedas de ouro.
Não se esconda em um invólucro impalpável!
Não se feche em um rosto cítrico, ranzinzo!
Você possui histórias a serem lidas, partilhadas como exemplo aos demais!
Não deixe que seus conceitos, pensamentos, conselhos, invenções, e principalmente suas inspirações se percam na sombra tumular de uma lápide com seu nome!
Proporcione e presenteie os demais com seus conhecimentos, entendimentos e sabedoria!

O que seria do sorriso sem os dentes?!
Continuaria sendo apenas um estado facial contente, sem demonstrar um verdadeiro enredo radiantemente alegre!
Os músculos das extremidades da boca de modo algum entrariam em contração.
Não estaria presente nos diversos aspectos do comportamento humano, como: psicológico-afetivo, sendo provocado por íntimos sentimentos de felicidade, satisfação ou prazer; linguístico, sendo provocado por uma piada ou qualquer outro recurso humorístico; sociocultural, podendo ser uma ação voluntária com o objetivo de expressar algum sentimento ou opinião; fisiológico, podendo ser provocado por cócegas, ou processo biológico em uma cicatrização, ou pelo consumo de algum tipo de droga.
Não relute em demonstrar seu aprazimento em determinados momentos do seu cotidiano!
O mais simples sorriso poderá curar uma ferida sua, ou daquele que apreciar sua brilhante face em um riso, e mesmo que exista algum espaço vazio entre seus dentes, estará demonstrando que a alegria do próximo vale mais do que a falta de um dente.
Sorria!

O que seria do “eu te amo” sem amor?!
Continuaria sendo como um sino que tine sem verdadeira finalidade, emitindo sons sem ações!
Mesmo falando os mais belos idiomas, como a língua dos anjos, de nada valeria, pois estaria, inquestionavelmente, enquadrado como falsidade, engano, embuste, total mentira!
Causaria danos severos nas divisões sintéticas dos sentimentos, e com isso, rupturas diminuiriam a resistência em prováveis temperes.
Não relute em demonstrar sentimentos honestos! Convivemos com tantas pessoas artificiais, verdadeiras bonecas de porcelana sem nenhuma pontinha de autenticidade em suas palavras e ações!
Diga eu te amo em alto e bom som ou sem pronunciar ou emitir nenhum sonido!
Ao demonstrar carinho, cuidado, enunciando: Como foi seu dia?
Pessoas que gostam verdadeiramente de alguém, se preocupam com a saúde da outra, questionando: Você está melhor?
Mostre que pensa na outra pessoa, informando: Lembrei de você! Senti sua falta! Tive Saudades!
Preocupar-se com os itinerários da outra pessoa, dizendo: Vá com cuidado! Chegou bem?
E talvez o mais difícil, porem necessário, mostrar o verdadeiro “eu te amo”, dizendo: Me perdoe!

O que seria da Terra sem Deus?!
Continuaria sem forma e vazia, com trevas sobre a face do abismo!
Poderosas palavras de comando e instrução não seriam proferidas, como: “Haja luz”, “Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas”, “Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca;”, “Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra;”, “Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.”, “Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.”, “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.”, “Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie;.”, “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”, “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.”, “Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento;”.
O que vemos, desde o mais simples até as mais complexas e incríveis realidades, nada existiria!
Não relute em reconhecer Deus como Criado, Senhor e Rei!
Aproveite a oportunidade que Ele te concedeu de estar aqui!
É fácil enxerga-lo, basta querer!

[OAOJ]