Não fique estarrecido por presenciar olhos voltados apenas para si, como se nada ou ninguém mais tivesse valor.
São apenas os amantes de si mesmos!

Não fique assustado por presenciar desejos totalmente voltados para notas monetárias de papel, monturos de minerais podendo seu valor serem quantificados e visualizados tão-somente por telas computacionais.
São apenas os avarentos!

Não fique incomodado por presenciar gestos de julgamentos sem argumentos ou qualquer tipo de provas concretas, apenas pelo que se vê, pela aparência, até mesmo contra você.
São apenas os presunçosos!

Não fique diminuído por presenciar egos erguendo altares para estarem no lugar mais alto, pois desejam serem aplaudidos, reconhecidos por pensarem serem algo.
São apenas os soberbos!

Não fique irado por presenciar palavras ou frases grosseiras contra aquilo que acredita, contra sua crença, contra seu Deus.
São apenas os blasfemos!

Não fique espantado por presenciar estupidez voltada a pai e mãe, má-criação, como se não tivesse tido qualquer tipo de ensino social básico.
São apenas os desobedientes a pais!

Não fique perturbado por presenciar nenhum tipo de agradecimento pelo bem recebido, ou pela atenção da mão amiga, ou ainda, pelo dispor do ombro amigo.
São apenas os ingratos!

Não fique tempestuoso por presenciar levantes de destruição contra suas Escrituras Sagradas, dedos apontados contra suas convicções.
São apenas os profanos!

Não fique surpreendido por presenciar indiferença contra o próximo, aversão a qualquer tipo de ação e principalmente contra obras amorosas.
São apenas os sem afeto natural!

Não fique perplexo por presenciar desavenças inconsequentes, desarmonias impensadas, guerras silêncios.
São apenas os irreconciliáveis!

Não fique pasmado por presenciar vereditos mentirosos, elogios falsos e fingidos, injúrias dissimuladas sem provas.
São apenas os caluniadores!

Não fique abismado por presenciar descontrole pessoal absolutamente descomedido, incapacidades sobre impulsos arrogantes.
São apenas os incontinentes!

Não fique petrificado por presenciar desumanidade desenfreada, torturas malignas, repreensões desequilibradas, matanças barbáries.
São apenas os cruéis!

Não fique desanimado por presenciar desamor por quem pratica o que é bom, desprezo pelo olhar sincero, desinteresse pela ação benevolente.
São apenas os sem amor para com os bons!

Não fique abatido por presenciar apunhaladas pelas costas, deslealdades traiçoeiras, infidelidades miseráveis.
São apenas os traidores!

Não fique boquiaberto por presenciar estupidez nociva e descomedida, grosserias inflexíveis, persistências impensadas e maldosas.
São apenas os obstinados!

Não fique irritado por presenciar práticas insolentes, condutas vaidosas e presunçosas, comportamentos repugnantes.
São apenas os orgulhosos!

Não fique descrente por presenciar prazeres sem limites completamente sujos e imprudentes, fortemente antagônicos ao Criador dos Céus e da terra.
São apenas os mais amigos dos deleites do que amigos de Deus!

Não fique indiferente por presenciar teatros de compaixões sem saber ao certo o que estão fazendo, para unicamente serem reconhecidos ou aplaudidos por isso.
São apenas os que tendo aparência de piedade, negam a eficácia dela!

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.” 2 Timóteo 3.1-5

[OAOJ]