Incontáveis ocasiões ELA buscou e cuidou do nosso filho e da nossa filha nas madrugadas, o que fiz poucas vezes, e em mais um ensejo por volta das 5h da manhã do dia 2 de outubro de 2018, após eu me levantar para ir até o quarto deles e voltar com nossa pequenina, ELA disse: Obrigada!

Foi um gesto sensacional direcionado a uma única pessoa que poderia ouvir e reagir de alguma forma, ou se calar para sempre. Naquela quase total escuridão permaneci em silêncio refletindo como ELA é grande em exalar beleza! Voltei a dormir registrando em minha mente que aquele gesto não poderia ficar sem um reconhecimento, por isso a produção deste texto.

Existe uma importância extravagante em se portar e buscar o melhor posicionamento dentro de um relacionamento, e é racional pensar que todos que aceitaram o “até que a morte nos separe”, devem e deveriam lutar com todas as suas forças para que seu convívio seja o mais adequado e satisfatório possível.

Nenhuma relação é simples e descomplicada, mas todos os que entraram nela são capazes, de alguma maneira, de sentirem-se responsáveis em resolver questões adversas que ocorrem no dia a dia, e que geram excelentes oportunidades para fortificação da união e de experiências significativas para toda a vida!

É imprescindível assumir uma posição que envolve não apenas paciência, calma, tranquilidade, mas principalmente amor. E neste amor, embutido está o desejo de querer o melhor para o outro, mesmo que nada esteja bem, até porque o amor nos ajuda a aceitar e entender as limitações do cônjuge, com o intuito de reparar pequenas arestas que não se comparam com as risadas do momento posterior à resolução do minúsculo revés.

Não estou jogando frases ao vento, mas descrevendo algo totalmente acessível e possível a qualquer incluso em um relacionamento. E não apenas me referindo ao convívio conjugal, mas também familiar e social, que envolve toda a humanidade!

Qualquer um tem o direito de não querer mais. Neste caso, a honestidade e a clareza são uma obrigação, e não uma opção. O sujeito não disse sim sendo corajoso em se dispor a cuidar da moça enquanto viverem? A “sujeita” não disse sim sendo corajosa o bastante para aceitar o convite e a aliança do moço? Uma retratação será aceita, desde que não hajam alterações no clima do ambiente, o que é bastante improvável de prever.

Sabemos que existem casos e casos, e alguns tão sérios que não permitem outra tomada de decisão senão o distanciamento entre as partes. Mas até chegar a este ponto, foram cultivadas consequências desastrosas de ações impensadas, o que fez com que tudo viesse a ruir. Triste realidade!

Para não chegar a uma severa ruptura, é necessário suar em se dispor ao bem da relação mais do que a qualquer outra questão. Então, gostaria de lembrar que seu relacionamento é mais importante do que seu trabalho, do que seus estudos, do que seus bens, dentre muitas outras coisas, do que seu dinheiro. Por favor, não misture as coisas!

Sejamos responsáveis em oferecer o que é ou não da nossa responsabilidade, na medida do nosso conhecimento e forças.

ELA disse “obrigada”, e parece algo tão clichê que muitos diriam: ELA não precisava ter dito, até porque depois de tantas vezes, foi sorte dela você ter ido! Ou: ELA estava querendo retribuir, pois sabe bem o que é estar cansada e levantar para socorrer um filho no outro quarto.

Tenho entendido que não é necessário fazer uma lista e distribuir aos componentes da família, mas qualquer ação que eu tomar que realize meu melhor sendo verdadeiro e não esperando absolutamente nada em troca. Isso fará com que os outros fiquem tão agradecidos que serão impulsionados a agirem da mesma forma, não importando o que seja!

Dentro do seu lar suas palavras e ações dizem muito! Faça valer o esforço e que a cada sílaba o amor possa alegrar e fortalecer os componentes do ambiente.

Tenho muito a aprender e melhorar, mas com alguém como ELA do meu lado, fico tranquilo sabendo que Deus está a nos guiar!

Sempre diga obrigado (a)…
Vai valer a pena…

[OAOJ]