Ontem estávamos em Veneza, Itália – eu, minha querida esposa e nossos dois filhos, Neto e Luísa – mais especificamente no Ristorante Pizzeria Da Alvise que fica em Fondamente Nove. Belíssimo ambiente com vista para o mar. Dalí é possível enxergar o cemitério em San Michele localizado no mar, ele fica entre Cannaregio e Murano.

Depois de um agradável passeio de balsa e estando nós sem malas, fomos direto para o aeroporto internacional Marco Polo.

Eu e Luísa queríamos que todos fossemos para o maior parque de diversão do mundo, a Dubai Parks and Resorts, já a mamãe e o Neto queriam que todos fossemos para casa para vermos nossos familiares.

Após decidirmos no zerinho ou um e todos estarmos acomodados dentro de um jatinho alugado por um bom preço, o piloto deu início ao nosso voo rumo a Brasília.

Imagine por um instante nosso cartão de crédito em PVC, magnético, com chip e principalmente sem necessidade de consultas de saldo e extrato por ser ilimitado, abrindo qualquer porta que há alguns segundos não tínhamos acesso. Isso é bem aprazível!

Logo após chegarmos ao nosso destino, bem próximo do aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek, passamos na 4 BOSS para adquirirmos um simples veículo, uma Ferrari – F12 Berlinetta que pudesse nos transportar em nossos percursos. Tivemos um pequeno aborrecimento no momento de efetuar o pagamento com o “bendito” cartão que foi recusado, mas depois de alguns segundos ao receber a ligação do gerente da minha conta bancária, foi liberado o pagamento dos R$ 2.250.000,00 (dois milhões duzentos e cinquenta mil reais). Saímos da lojinha e fomos direto para o posto de combustível encher o tanque de gasolina v-power.

Foi tão bom estarmos na casa dos pais da minha rainha, do sr. Gilberto e da Luzanira. Eles são bênçãos em nossas vidas! Fazem sempre o melhor que podem para cuidarem de nós. Meu sogro mais que depressa pegou a Luísa no colo, e a Lú abraçou o Neto com o maior carinho do mundo! Tivemos um ótimo almoço e depois de conversarmos e nos divertirmos muito, fomos para a casa dos meus pais.

Ao chegarmos na casa dos meus pais os abracei, pedi a benção deles e fomos ver o pomar de uvas da minha mãezinha linda. Saboreamos as frutinhas enquanto falávamos sobre as manifestações de “sabedoria” do Neto e da Luísa. Nos alegramos sobremaneira por estarmos na companhia deles. Como sempre, o Neto foi arpejar o piano da vovó, já a Luísa foi pentear os cabelos do vovô. Como foi bom estar com meus pais, eles são bênçãos em nossas vidas!

O dia ainda não havia acabado quando chegamos em casa, então decidimos assistir um filme animado no Netflix, e como de costume, comemos Fandangos de presunto, Rufles de churrasco, Skittles, Snickers, enquanto bebíamos Pepsi twist.

Fomos dormir sem nos preocuparmos com o próximo dia. Tranquilos e gratos por todas as benignidades que Deus nos havia concedido.

Voltando para a realidade sem perder as imaginações cultivadas nos parágrafos anteriores, sem dúvida já deve ter entendido que a maior parte das colocações foram apenas invenções, mas tenho uma grande certeza de que por diversas vezes quis me questionar sobre alguns pontos. Risos…

Não fizemos nenhuma viagem, ainda mais no nível que detalhei. Muito menos alugar jatinho ou comprar uma Ferrari! Risos…

Existem dois extremos que gostaria de comentar, e o primeiro deles diz respeito a se ter ou não uma grande quantia ou soma de dinheiro.

Podemos encontrar pessoas que gostariam de viver apenas mais uma noite para poder ver o próximo dia, mas também encontramos pessoas que gostariam de viver mais um dia para usufruir de todos os seus bens.
Existem exceções para ambos os grupos.

O primeiro grupo não tem bens para se preocupar, ele quer continuar respirando, vivendo mesmo sem ter o que comer por dias. O segundo grupo tem medo de perder a vida, e assim, a oportunidade de desfrutar de todos os bens conquistados ao logo de sua vida.
Existem poucas exceções para ambos os grupos.

O primeiro grupo sabe reconhecer e dar valor a mão amiga, agradecer por um prato de comida, sentir alegria por alguém perguntar seu nome. O segundo grupo está acostumado em ter tudo ao seu alcance, apenas solicitar para que seja atendido, fazer com que os outros saibam seu nome.
Existem poucas exceções para ambos os grupos.

O primeiro grupo está condicionado em se humilhar quase se ajoelhando diante de garçons para pedir restos de comida. O segundo grupo, em sua grande parte, exige dos serviçais de tal forma a os subjugar e os depreciar abertamente, sem qualquer tipo de educação, quer dizer, a forma e o tom da fala difere muito em um pedido, uma solicitação, ou uma ordem.
Existem poucas exceções para ambos os grupos.

O primeiro grupo gostaria de ter uma simples aspirina, que custa R$ 0,33 (trinta e três centavos), para de alguma forma sanar a dor de várias partes do corpo que não param de pulsar em agonia; ou ainda, um copo de bebida forte para se aquecer e se esquecer dos maus dias. O segundo grupo despende montantes de dinheiro em se adaptar a diversos métodos, tanto em exercícios físicos quanto em químicos a serem ingeridos, para que seu corpo físico seja apresentável e comentado pelas diversas bocas e mentes ao seu redor.
Existem poucas exceções para ambos os grupos.

O primeiro grupo morre em desespero todos os dias ao ser impactado com a dura realidade em que subsiste, mas que é acalentada minimamente por dividir suas desilusões com amigos, conhecidos e até com desconhecidos do seu dia-a-dia. O segundo grupo demonstra uma falsa realidade para que não seja envergonhado, permanecendo em tomar seus fortes medicamentos transcritos por profissionais da psicologia, para que o perturbado gênio continue em dormência.
Existem poucas exceções para ambos os grupos.

O primeiro grupo gostaria de ter tido bens para poder compartilhar com sua família, amigos, conhecidos e até com desconhecidos. O segundo grupo gostaria de ter tido mais tempo com sua família, de ter parado o que estava fazendo para brincar de medir as pequenas mãos de seus filhos com as suas, ou encher um baldinho de areia para construir um castelinho.
Existem poucas exceções para ambos os grupos.

Gostaria de deixar evidente que possuir uma bela conta bancária não é errado, no entanto, não tenho como esquecer das palavras de Jesus quando disse: “Dificilmente um rico entrará no reino dos céus”. Ele falava sobre o coração da pessoa estar nos bens que possui, e não em Deus e no próximo.

Quanto maior o número de casas decimais no extrato monetário, maior será o tempo necessário para que a mente pense sobre como utilizar em investimentos, gastos, doações, e tantas outras coisas. Vinte quatro horas são poucos segundos para a mente que pode realizar qualquer ação por seu cartão de crédito ser irrestrito.

Quanto menor o poder aquisitivo, menor será o tempo necessário para que a mente se enverede por ilimitados caminhos de possibilidades. Vinte quatro horas são anos para a mente que espera todas as manhãs por um milagre.

O segundo extremo que gostaria de comentar diz respeito ao amanhã, o que nenhum ser humano pode prever com 100% de certeza.

Saia do texto por um instante e imagine que alguém de uma outra nação quisesse te apresentar um alimento da cultura deles, a melhor sobremesa do país. Que tipo de ação, paladar, pensamento, você acha que utilizaria para provar? Provavelmente sem cara feia colocaria uma colherada na boca, mastigaria com calma testando e comparando com milhares de informações que já possui, uma lista gigantesca desde a sobremesa que detesta até a número um. Em segundos determinaria a provável posição em que a sobremesa estava ao seu palato. Peço a gentileza de provar os próximos parágrafos com essa mesma disposição.

O que será do amanhã se não estivermos aqui? Os ponteiros do relógio continuarão girando! O vento continuará soprando! As chuvas cairão periodicamente! Sorrisos e lagrimas continuarão sendo expressos em rostos! Dentre tantas outras coisas, existirão pessoas em guerra por seus espaços territoriais.

De volta ao contexto pré-definido, quando amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos se torna bem mais importante do que ter ou não ter bens!

Amar a Deus sobre todas as coisas é entender que exatamente tudo que eu fizer é como se fosse feito por e para Ele! É perceber que quando executo algum trabalho, estou trabalhando não para alguém ou para os superiores na minha instituição, mas para Ele! É compreender que quando cuido de alguém, qualquer que seja esta pessoa estou fazendo não por ela, mas para Ele! É concluir que quando respiro, respiro por e para Ele! É ter a certeza que nada nem ninguém é mais importante do que Ele! É querer a presença dEle todos os instantes da nossa existência! Isso nada mais é do que manifestar o sentimento de ser grato por nossa vida e pela oportunidade de desempenhar algo de bom e agradável a Ele.

Amar ao próximo como a nós mesmos é entender que não somos o centro do mundo! Na maior parte das vezes quando vamos nos presentear com algo, queremos o melhor, mas será que temos agido com o próximo da mesma forma? Não estou dizendo que você deve gastar todos os seus bens para demonstrar isso, pois amar ao próximo vai bem além disso! É desejar o melhor não apenas para nós, mas para as outras pessoas, mesmo não partilhando dos mesmos ideais! É compartilhar um sorriso com quem está triste! É oferecer um copo de água para o sedento! É perdoar! É dizer: muito obrigado! É agir como Cristo que deu sua vida por quem o surrou, por quem o negou, por quem cuspiu em seu rosto! Ninguém pode negar não ter oportunidade de fazer algo bom por alguém!

Tenha uma certeza e nunca se esqueça dela: No fim, as viagens que realizou ou as hospedagens em hotéis 5 estrelas não terão grande importância! A quantidade de notas ou apenas a moeda em seu bolso não fará diferença! O caríssimo carro em que desfilou, ou se tinha apenas uma carroça para buscar o alimento ou sustento nos lixos alheios, não terá nenhuma importância! No fim, o mais importante será o que você fez pelo próximo e não o que fez a si mesmo!

O que o Sol recebe por nos dar luz? Nunca será esquecido e sempre seremos gratos a ele! Brilhe humildemente, não para si mesmo, mas para que os outros possam ser presenteados com seus raios de amor, com isso você estará amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo!

[OAOJ]