ÍNDICE:

1 – RECEBER DINHEIRO DA IGREJA DE FORMA EXCESSIVA
2 – OBTER E ACEITAR PRESENTES EXORBITANTES DA IGREJA
3 – USUFRUIR DAS OFERTAS DA IGREJA DE FORMA DISPLICENTE
4 – UTILIZAR OS RECURSOS DA IGREJA PARA AUMENTAR BENS PESSOAIS
5 – TRATAR A IGREJA COMO SE FOSSE UMA “LUCRATIVA EMPRESA”
6 – ENVOLVER A IGREJA COM POLÍTICA, E PIOR, PARTIDARISTA E DESONESTA
7 – VISAR APENAS O RETORNO MATERIAL QUE A IGREJA PROVÊ, AO INVÉS DO ESPIRITUAL
8 – INVESTIR E NOMEAR APENAS FAMILIARES A “CARGOS LUCRATIVOS” NA IGREJA
9 – ACEITAR E SUBMETER-SE AOS “CHEFES” DA IGREJA POR MEDO DE PERDER SEU GANHA PÃO
10 – VIVER COMO UM REI E NÃO COMO PASTOR, E PIOR, ASSISTINDO OVELHAS MORRENDO DE FOME

APRESENTAÇÃO

Tenho recebido severos questionamentos do meu consciente sobre o que assistimos em diversas igrejas em relação aos seus dízimos e ofertas, o que tem me suscitado grande desgosto e talvez esteja ocorrendo com outras pessoas, por isso resolvi escrever a respeito, pois acima de tudo, estão bem distantes do que o mestre Jesus nos ensinou, coisa que estes parecem desconhecer.

É natural que líderes espirituais sejam mantidos pelas ofertas e dízimos da igreja, pois doam todos os minutos de suas vidas para ajudar e contribuir com a vida espiritual das pessoas, o que não os dá espaço para buscarem um trabalho secular.

Por outro lado, acompanhar detestáveis ações e não tomar nenhuma posição significa concordar, e isso é algo que não deveria ser aceito por ninguém.

Alguém poderia argumentar: – Será que isso é normal para eles? Natural? Certo? Não! Não é normal!

Pessoalmente não posso fazer muito, pois sou apenas um escritor expositor de ações equivocadas conhecidas por muitos, entretanto, que poderão abrir os olhos de muitas pessoas.

1 – RECEBER DINHEIRO DA IGREJA DE FORMA EXCESSIVA

Não sei se entendeu bem, mas não estou me referindo a qualquer pessoa, até porque existem seres honestos que não aceitariam o dinheiro da igreja por não ser em causa nobre, ainda mais excessivamente.

Estou atribuindo este receber aos que realmente possuem algum tipo de direito sobre as receitas da igreja, porém, os relacionados ao título parecem não refletir que em algum momento prestarão contas ao Senhor da igreja, e não a um conjunto de membros da comissão de contas, se é que este departamento existe em todas as igrejas, e não sofrem nenhum tipo de influência dos seus “chefes”.

Bem diferente do que Jesus ensinou que é melhor dar do que receber, alguns preferem mais receber do que dar.

Se você é um dos que recebem da igreja, esteja certo de que todo o montante que é entregue em suas mãos está contado, e é mais provável que o que está contado não seja o valor monetário, mas sim o valor em ser justo.

A liderança eclesiástica não é obrigada a demonstrar seus gastos a ninguém, mas quando não tem o que esconder mostrando que tem investido no que é certo, declarará o fluxo de seu caixa, no mínimo, em reuniões com seus obreiros.

2 – OBTER E ACEITAR PRESENTES EXORBITANTES

Neste contexto obter significa influenciar a definição e aquisição de certo presente, quer dizer, determinar ações que deverão ser tomadas para que um presente seja adquirido por outros e direcionado a si próprio, e por mais chocante que soe, isso tem ocorrido diversas vezes e principalmente no período de aniversários.

Imagine que a membresia de uma igreja efetua a compra de um lindo presente, porém com valor altamente excessivo, sendo que existiam outras opções na mesma categoria com valor mais em conta.

A posição mais sensata do presenteado deveria ser de não entristecer a igreja, mas também de não aceitar, dizendo: – Queridos irmãos, sou grato a Deus e ao carinho da igreja em me alegrar com este belíssimo presente, contudo, me perdoem, mas não posso aceita-lo, pois, meu coração ficaria constrangido em receber tal presente provindo das ofertas e dízimos da casa do Senhor, até porque existem inúmeras famílias que aceitariam nosso auxílio se parte do valor deste presente fosse direcionado a elas.

Tenho visto quase, somente, o contrário disso, mas quem sou eu para dizer algo? Sinceramente prefiro ficar distante e não ser conivente ao fazer parte de tal conluio.

Cuidado ao receber qualquer presente da igreja e seja sensato em refletir se excede limites razoáveis tomando ações imediatas.

3 – USUFRUIR DAS OFERTAS DA IGREJA DE FORMA DISPLICENTE

Muitos têm agido de maneira totalmente enganada vivendo da igreja e não para a igreja, quer dizer, tudo é questão de emitir uma nota para posterior ressarcimento, e o pior é quando não existe nenhum tipo de temor em utilizar o caixa da igreja para caras refeições, viagens dispendiosas, compras e mais compras com o cartão de crédito só por possuir a senha e o nome no CNPJ da igreja.

Quem teria coragem de pronunciar as seguintes palavras: Pastor, a igreja precisa de claras mudanças na administração do caixa financeiro, pois alguns parecem estarem sendo altamente beneficiados, inclusive e com todo respeito, os investimentos feitos na pessoa do senhor têm sido maiores do que na própria igreja. Não estou fazendo o caso de o senhor viver como João Batista, comendo gafanhoto e mel, ou como nosso bom mestre, Jesus, que nem tinha onde reclinar sua cabeça, mas sinceramente acho que temos que vivenciar algumas transformações, pois ficar bancando a seleta cúpula nos principais assentos no púlpito, não dá!

Infelizmente em alguns lugares transcorre um verdadeiro esquema em pirâmide, ou seja, a base infinitamente beneficia o topo como se fossem obrigados a isso, senão, segundo seus “chefes”, estariam transgredindo as leis das Sagradas Escrituras, com isso, os poucos que estão no topo vivem como os “heroicos beneficiários” dos pertences financeiros da igreja, e ainda existem os que aplaudem e ficam agraciados pela omissa negligencia prestada os bens da casa do Senhor.

4 – UTILIZAR OS RECURSOS DA IGREJA PARA AUMENTAR BENS PESSOAIS

É muito triste reconhecer que existem verdadeiros apresentadores do show na igreja, onde, em cultos normais não cobram entrada, mas ao estar dentro das quatro paredes usufruindo do ar condicionado e dos confortáveis bancos acolchoados, é cobrado as “ofertas” pelas bênçãos e milagres de Deus, pois Ele é obrigado a recompensar “quem dá com alegria”.

Esses didáticos aprisionadores da atenção são ardilosas serpentes que, assim como no jardim do Éden, enganam pessoas sem nenhum receio sobre as graves consequências a serem discorridas com o foco em reter unicamente o que as ovelhas podem oferecer: seus bens, desde uma moeda, passando por relógios, smartphones, carros, cheques, até pagamentos com catão de crédito ou transferências bancárias.

Incrivelmente e até “milagrosamente” de uma hora para outra a vida destes falsos profetas vão da água para o vinho incluindo seus descendentes, familiares e amigos próximos, e não me leve a mal pelos adjetivos, pois estou apenas seguindo o que encontramos na Bíblia.

Se os donos do horário nobre do microfone soubessem de fato de quem estão roubando, não agiriam desta forma, no entanto e em breve, vão se encontra com Ele e se não se arrependerem, ouvirão e sentirão o que realmente significa a frase: Não vos conheço!

5 – TRATAR A IGREJA COMO SE FOSSE UMA “LUCRATIVA EMPRESA”

Existem diversos princípios para que a igreja seja bem-sucedida, assim como uma empresa, apesar disso, a igreja não é uma empresa, e sim o corpo de Cristo, devendo ser conduzida como tal!

O que tem acontecido é que congregados têm sido tratados como clientes: Quem ofertar ou pagar mais caro recebe o melhor produto, neste caso, o melhor milagre! Também têm voz ativa, podendo questionar, opinar e quase mandar no andamento da igreja.

Oportunidades, orações, espaços são comprados e vendidos, sim, comprados e vendidos por determinados valores e apenas por e para os melhores “entertainers” (animadores de palco), com o intuito de sempre aumentar o “entusiasmo” dos atentos espectadores em receber o “recado” que agrade seus corações, e não o que efetivamente necessitam para uma vida com e em Cristo.

Temos encontrado na igreja muitos chefes que usam o nome ou a hierarquia de seus cargos para demonstrarem ter autoridade diante dos liderados, lembrando que eles devem ser servidos e tratados como “senhores feudais”, dissemelhante a isso, Jesus nos ensinou a sermos humildes e servos.

Não esquecendo que assim como nas empresas, onde seus principais executivos recebem os salários mais altos, as igrejas têm sofrido com roubos disfarçados de mentirosas honras aos donos da “igreja/empresa”.

Se você estiver incluído nessa panelinha, gostaria de informar que você não está roubando as notas monetárias da igreja, e sim dos cofres celestiais! Não estamos falando de mero papel e sim da confiança e responsabilidade depositadas em suas mãos por seu Senhor.

6 – ENVOLVER A IGREJA COM POLÍTICA, E PIOR, UMA POLÍTICA PARTIDARISTA E DESONESTA

Dizer que a igreja precisa se envolver com política é o mesmo que afirmar que o mundo tem solução, até existe solução, mas não quer. Da mesma forma a igreja está e pode se envolver com a política, mas não deve. A igreja deve pregar o Evangelho de Cristo, pois este sim convence o homem do erro e do pecado, e não ficar perdendo tempo em discutir assuntos materiais que não fazem a menor diferença na vida espiritual das pessoas.

Se um líder cristão deseja tomar uma posição no legislativo, tudo bem, nada contra, desde que não permaneça como pastor de uma igreja. É necessário que decida em permanecer como pastor ou tornar-se político, ou um ou outro, até porque as duas atividades despendem muito do seu atuante, então conciliar as duas seria impraticável.

Outro argumento que podemos levantar é, porque alguém em sã consciência trocaria o maravilhoso chamado ao pastorado para se envolver com um mundo totalmente desonesto, mentiroso, partidarista? Provavelmente não tenha entendido que não existe maior honra do que ser um ministro do Evangelho do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

O mais triste é que temos acompanhado “os chefes” de algumas igrejas colocando políticos em seus “palcos” e ainda indicando que a igreja deve votar neles. Não, ninguém é obrigado a votar em uma indicação política! Podemos e é até importante votar em um amigo ou irmão em Cristo, mas sem imposição.

Também temos visto “lideres” cristãos sendo citados em delações. Porque o nome de alguém seria pronunciado neste âmbito? Supondo que não tenha nenhum envolvimento, seria coerente detalhar ao ministério o porquê de seu nome ter sido citado. Mas o argumento muitas vezes é: Jesus ficou calado diante dos seus algozes! Permanecerei como Jesus! A resposta sóbria a este, seria: Jesus estava a poucos instantes de sua morte por ficar calado! Você não!

7 – VISAR APENAS O RETORNO MATERIAL QUE A IGREJA PROVÊ, AO INVÉS DO ESPIRITUAL

A bíblia é extraordinariamente poderosa! Ela pode transformar corações contraditórios em sensíveis e amáveis, pode convencer o homem do seu erro e fazê-lo enxergar a verdade, apesar disso, em alguns lugares tem sido usada para agregar multidões e, por conseguinte, angariar riquezas materiais, e não importando quem esteja doando ou os métodos usados para conseguir isso, o intuito é acumular e aumentar os zeros de seus saldos bancários.

Muitas metas têm sido definidas na igreja com o objetivo de aumentar o número de dizimistas, e se você não dizimar não fará parte dos assuntos mais importantes. Não estou afirmando que você não deve dizimar, pois esta ação nada mais é do que demonstrar gratidão a Deus, até porque, tudo que temos já é dEle, contudo, graças a Deus a Salvação não está vinculada a imposições de homens!

É lamentável perceber que pessoas são assaltadas dentro das igrejas e versículos isolados são usados como se fossem a arma que obriga tal atitude. Seria tão bom se estes recursos fossem usados para salvação de almas! Para acabar com o frio ou saciar a fome de milhares de famílias, e nem digo no mundo, mas perto dessas igrejas.

Infelizmente até construções, quer dizer, areia, brita, tijolos têm tido maior atenção do que as almas que clamam por libertação, porque muitos líderes estão com a visão na instituição templo e não no corpo! É necessário voltar ao primeiro amor!

8 – INVESTIR E NOMEAR APENAS FAMILIARES A “CARGOS LUCRATIVOS” NA IGREJA

É natural que filhos se espelhem em seus pais e se tornem literalmente o que seus pais são ou foram, também é importante que seus pais os incentivem de tal forma a não os deixar ao acaso, apesar disso, contribuir para que eles saltem degraus não seria muito aconselhável por impedir que passem por determinadas experiências, mas infelizmente é o que temos visto, e ainda assumindo cargos sem a prática e o conhecimento básico, assim permanecendo o sobrenome da família infinitamente no topo da pirâmide como se fosse uma monarquia.

Me assusta igrejas em que a maioria da liderança tem o mesmo sobrenome, ainda assim, não estou dizendo que isso não pode ocorrer, mas é importante ter cuidado para não atrapalhar o crescimento do todo, pois se as oportunidades são disponibilizadas apenas aos familiares do líder, se torna uma igreja familiar e não o corpo de Cristo.

Cristo nos ensinou a fazer discípulos, e todos que se dispõem a isso são conduzidos por Ele a realizar algo, cada um de uma maneira, por isso todos merecem espaço, mas o triste é presenciar definições equivocadas que até parecem acertadas, não obstante, seletivas ao extremo.

Encontramos diversos pastores preparados, veteranos ungidos, cheios da presença do Espirito Santo, mas o “chefe” coloca seus filhos, netos, genros em substituição àqueles, talvez por medo de perder a liderança, ou um ciúme doentio, ou ainda, para que seus descendentes tenham seus convenientes sustentos.

9 – ACEITAR E SUBMETER-SE AOS “CHEFES” DA IGREJA POR MEDO DE PERDER SEU GANHA PÃO

Se opor a determinações superiores muitas vezes é tido como rebeldia, mas aqui encontramos o exato instante em que as palavras de Jesus devem ser usadas, quando disse: “onde estiver dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”, quer dizer, nos versículos anteriores ele fala sobre ajudar os irmãos a superar seus erros e enganos, mas se dissermos algo para contribuir ou ajudar o “chefe” em qualquer situação, ele já toma como palavras negativas e diminui seu espaço, por consequência, você vai sendo deixado de lado até o momento em que começam a dizer: quem não é visto não é lembrado!

Muitos pastores permanecem calados aceitando grosseria, estupidez, brutalidade, inúmeras atitudes desequilibradas dos “chefes” pelo medo de perderem seus salários, e isso não está certo, mas fazer o que, o Estatuto e CNPJ da igreja está no nome dos “chefes”, o que poderia ser alterado apenas com o consentimento dos mesmos, por isso é passado de pai para filho, e se alguém contestar será desligado imediatamente.

É interessante ver homens sendo, mais do que honrados, quase adorados por estarem no topo da pirâmide. Me poupe! O Filho de Deus expos claramente os dois grandes mandamentos: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.”.

10 – VIVER COMO UM REI E NÃO COMO PASTOR, E PIOR, ASSISTINDO OVELHAS MORRENDO DE FOME

Jesus poderia ter vivido como um rei nesta terra, todavia, viveu humildemente realizando a missão dada por seu Pai, assim, é deplorável assistir homens usando o maravilhoso nome de Cristo para se promoverem em busca de uma rica vida material, e mais uma vez digo, não estou dizendo que líderes espirituais não merecem e não podem viver bem, mas para tudo existe um limite!

É possível que o líder não perceba ou não seja informado de ovelhas que passam por necessidades sem nenhum pão para comer ou veste para se aquecer?

Encontramos pastores com carros caríssimos e casas luxuosas, e suas ovelhas passando fome em suas casas!

Diferente do bom pastor, Jesus, que dá a vida pelas ovelhas, os “chefes” de igrejas querem a vida das ovelhas!

Diferente do humilde de coração, Jesus, que veio para servir, os “chefes” de igrejas querem ser servidos!

Se você está nesta situação, como um “chefe” e não como um humilde pastor e líder, se arrependa e corrija seu caminho enquanto é tempo, pois “pesado foste na balança e foste achado em falta”, e quando menos esperar estará diante do verdadeiro Rei para ser julgado!